Confira
Gramado é uma cidade muito mais do que encantadora. O charme das ruas floridas, os detalhes da arquitetura, o aconchego da hotelaria, o requinte da gastronomia, a qualidade dos produtos e serviços, originalidade das colônias, a hospitalidade das pessoas, o cheiro da natureza; enfim, tudo em Gramado parece conspirar para que se vivam momentos únicos de prazer.
Os amantes da natureza não podem deixar de fazer um roteiro de agroturismo, pois é nas colônias que se esconde a paisagem mais original e bonita de Gramado.
Com a maior infraestrutura turística do Estado do Rio Grande do Sul, Gramado oferece mais de 200 casas gastronômicas que atendem desde o mais simples até o mais exigente paladar. A rede hoteleira conta com centenas de estabelecimentos e é reconhecida pela excelência dos serviços prestados. Para tanto, disponibiliza em torno de 10.000 leitos.
É impossível passar por aqui sem levar os produtos com a qualidade de Gramado, entre chocolates caseiros, malhas, móveis, artesanato, couro e produtos coloniais.
Para as atividades profissionais, garantia de bons negócios. Dois grandes centros de feiras e eventos totalizam 35.000 m² de área, além dos centros de convenções e salas encontradas em diversos hotéis.
Os megaespetáculos realizados fazem brilhar os olhos daqueles que os assistem. O Natal Luz, o primeiro evento natalino do Brasil, hoje é um dos maiores espetáculos do gênero no mundo. O Festival de Gramado, cinema brasileiro e latino, o grande evento cinematográfico do País é uma festa que gira em torno dos famosos artistas, produtores, diretores e jornalistas, numa semana de muito glamour. A Festa da Colônia é uma excelente oportunidade para se ver de perto as culturas típicas alemã e italiana. O Festival de Turismo de Gramado, organizado por Marta Rossi e Sílvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos, é considerado uma das maiores feiras de negócios da América Latina.
Gramado é muito mais do que lareira e vinho no inverno. As quatro estações do ano são bem definidas e proporcionam verdadeiros espetáculos da natureza. E para você, que pensa em Gramado para passear no frio, basta visitar a cidade nas outras estações. É de surpreender!
Na época em que a maioria dos turistas vai para outros destinos, Gramado fica só para você. Sem congestionamentos, sempre tem lugar para um happy hour diferente ou um agradável jantar, com o atendimento diferenciado que você merece.
PONTOS TURÍSTICOS E ATRATIVOS DE GRAMADO
Pórtico (entrada via Taquara)
Localizado na entrada da cidade pela via Taquara, em estilo normando e inaugurado em 8 de junho de 1991, é uma homenagem à colonização alemã.
Pórtico (entrada via Nova Petrópolis)
Localizado na entrada de Gramado, sua construção é em estilo bávaro e visa dar boas-vindas aos visitantes. Foi inaugurado em 6 de janeiro de 1973.
Lago Negro
Inicialmente chamava-se Vale do Bom Retiro. Após um incêndio que arrasou a imensa mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt construiu o lago, decorando suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí seu nome, Lago Negro.
Suas águas são profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaleias no inverno e o azul das hortênsias no verão. Por toda sua margem existe um passeio florido, podendo-se andar a pé ou de bicicleta, porém a maior atração fica por conta dos pedalinhos, que dão ao lago um alegre e movimentado colorido.
Lago Joaquina Rita Bier
Idealizado por Leopoldo Rosenfeldt, possui 17.000m², num espaço cercado de casas de veraneio, flores e araucárias com mais de 70 anos. Foi construído a pás e picaretas. O lago é embelezado com uma pequena ilha em seu interior. Possui uma pista para corrida e caminhada em suas margens.
Palácio dos Festivais
Sede de exibição dos filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado – cinema latino-americano. No período do evento recebe artistas consagrados dos mais distintos lugares do mundo e lança no mercado filmes de curta, média e longa metragem, que concorrem ao "Kikito".
Sessões de cinema: sexta, sábado e domingo às 20h30min.
Rua Coberta
Cenário de eventos e apresentações, a Rua Coberta, que liga a Av. Borges de Medeiros à Rua Garibaldi, é mais uma ótima alternativa em compras e gastronomia para o turista, principalmente em dias de chuva.
Igreja do Relógio
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) foi inaugurada em 5 de fevereiro de 1961 e dedicada ao apóstolo Paulo, seguidor de Cristo. Seu relógio faz parte do dia a dia da cidade e sua localização, sobre um bouquet de hortênsias é um dos cartões-postais de Gramado.
Igreja de São Pedro
Foi inaugurada em 1942, é uma das maiores demonstrações de religiosidade da comunidade. A estrutura montada em pedra basáltica exibe arte nos vitrais com imagens sacras e em perfeita harmonia arquitetônica.
Aldeia do Papai Noel (Parque Knorr)
Localizada em um parque idealizado por Oscar Knorr, a Aldeia é uma das atrações preferidas pelas crianças, pois todos os encantos natalinos estão ali representados: a fábrica do Papai Noel, a casa do velhinho de barbas brancas e também seu trenó puxado por renas. Mas o local, também chamado de Parque Knorr, é um convite à convivência com a natureza. Gramados, flores coloridas e o musgo verdinho abaixo dos pinheiros acompanham o passeio que ainda conta com uma linda vista do Vale do Quilombo.
Mirante do Vale do Quilombo (Belvedere)
Ao lado da avenida que leva a Canela, fica o Belvedere de Gramado. Dali é possível avistar o belo Vale do Quilombo com seus 850 m de altitude.
Praça Major Nicoletti
Inaugurada em 1936 e reinaugurada em 2003, recebeu o nome do 1º subintendente do local, responsável pela localização atual de Gramado, núcleo da sede desde 17 de janeiro de 1913. A praça compõe, com a Igreja Matriz São Pedro e o Palácio dos Festivais, um dos cenários mais característicos da cidade.
Prefeitura Municipal de Gramado
Cartão-postal de Gramado e exemplo típico da arquitetura gramadense. Apresenta, no alto, o brasão do município, esculturado em madeira policromada, com acabamento em lambrequins e uma pintura bem harmoniosa, resgatando as etnias locais. Nela funciona toda a malha administrativa e a Secretaria de Turismo. Abriga também o pavilhão de esportes utilizado para a prática desportiva e para a realização de inúmeros eventos.
Praça das Etnias e Casa do Colono
É na Praça das Etnias que se localiza a Casa do Colono, onde você encontra produtos típicos produzidos no interior da cidade.
Mini Mundo
Criado pela família Höppner, em 1981, nele funciona a fantasia de uma cidade em miniatura, ao estilo Legoland, na Dinamarca. Mostra réplicas de castelos, ferrovias, moinhos, praças, igrejas, estaleiros, teleféricos, torres, lagos, cascatas e casas típicas, num mundo imaginário e criativo.
"Um pequeno, minúsculo mundo, onde estão reunidas réplicas em miniaturas das mais belas obras da arquitetura mundial. Viajar pelo Mini Mundo é uma experiência encantadora. Você vai da Alemanha à Suíça.. passa pelo Brasil, Finlândia..." (proprietários).
Rótula das Bandeiras
Situada na Praça Leopoldo Rosenfeldt, presta uma homenagem simbólica aos Estados brasileiros através de bandeiras hasteadas no local. É onde se encontra também uma réplica do "Kikito", o cobiçado troféu que representa o "Deus do Bom Humor", entregue aos destaques do Festival de Cinema de Gramado.
Museu do Perfume (Fragram)
Fábrica, loja e museu. Produz colônias corporais, odorizantes de ambientes e alguns cosméticos na linha de maquiagem, além de ser o primeiro museu de perfumaria do Brasil. Possui uma exposição de cerca de 450 frascos de clássicos da perfumaria mundial e outras curiosidades, como um teste psicológico na escolha do perfume pessoal.
Centro Municipal de Cultura de Gramado
Reúne várias atividades de cunho cultural, como o Museu Municipal Professor Hugo Daros, o Teatro Elisabete Rosenfeldt, com capacidade para 360 lugares, o Museu de Artes e salas para cursos, palestras, oficinas teatrais, artísticas e literárias. Ali também está instalada a Câmara Municipal de Vereadores, além do Arquivo Histórico Municipal.
Museu do Chocolate (Prawer)
O Museu do Chocolate tem uma área de exposição de equipamentos antigos, usados na fabricação do chocolate caseiro, iniciada em 1975 pelo seu fundador Jayme Prawer, além de painéis sobre a história e curiosidades do mundo do chocolate.
O visitante tem informações sobre a história e a origem do cacau, cujos vestígios mais antigos indicam que o povo "Olmeca", por volta do ano 3000 a.C., já apreciava esta fruta natural daquela região do Golfo do México.
Na visita à área de produção, o visitante sente o aroma do chocolate e assiste ao trabalho dos artesãos que elaboram o produto.
Hollywood Dream Cars (Museu de carros antigos)
O Hollywood Dream Cars é um misto de preservação da história e exercício de paixão. Localizado na avenida que liga as cidades de Gramado e Canela, ocupa aproximadamente 1.000 metros quadrados em galpão de construção especial para ser mostra permanente do melhor espelho da época de ouro dos automóveis norte-americanos: a década de 50.
Museu de Cera Dreamland (Museu de cera)
Gramado é a primeira cidade na América Latina a contar com um museu de cera. Assim como o de Londres, O Dreamland Museu de Cera Gramado dispõe de espaços temáticos de acordo com as grandes personalidades reproduzidas em cera. Destaques como Mike Tyson, Brad Pitt, Demi More, Arnold Schwarzenegger, Lady Di, Bill Clinton, Sean Connery, Harrison Ford, Dustin Hoffman, James Dean, Elvis Presley, Robin Williams, Mel Gibson e Frank Sinatra. O visitante terá algumas surpresas durante a visitação, com momentos de emoção.
Harley Motor Show (Museu de motos)
Museu e American Bar, um cenário que remete aos Cassinos de Las Vegas. Único na América do Sul a homenagear a lendária marca de motos. O Harley Motor Show é o primeiro espaço temático em toda a América Latina inteiramente dedicado aos apaixonados pelas motos Harley Davidson. Numa área de quase 1.000 m² apresenta cerca de 30 motos Harley Davidson (raridades em exposição) incrivelmente restauradas, abrangendo quase um século de verdadeiras preciosidades até os mais modernos e atuais modelos. Localizado no subsolo do também inédito Dreamland Museu de Cera de Gramado faz parte de um roteiro turístico de diversas atrações que inclui também o Hollywood DreamCars - Museu do automóvel.
Super Carros - Exposição de carros especiais
Agora Gramado conta com mais essa ótima opção para os amantes dos carros especiais e esportivos. São vários modelos que dificilmente se vê rodando nas ruas e que podem ser admirados ou dirigidos (isso mesmo) pelos clientes que quiserem dirigir uma Ferrari ou outros modelos disponíveis na exposição. É só contratar esse serviço à parte para realizar esse desejo. Além disso, o espaço conta com lojas, bar, café e um clima que envolve o visitante e amante dessas belas máquinas. É diversão garantida para toda família.
Museu Medieval (Castelo Saint George)
A volta ao período medieval é a principal característica desse atrativo turístico, onde o visitante encontrará brasões, cutelarias (facas), armas, espadas, elmos (armaduras), machados, mapas e pinturas medievais. Conheça mais em: Museu Medieval Gramado.
Cristais de Gramado
Fábrica onde se pode observar a confecção artesanal dos Cristais de Gramado, exportados para a Itália. Pode-se ficar bem perto dos artesãos, que, com objetos simples, utilizam a técnica da tradicional ilha vidreira de Murano, na Itália.
Mundo Encantado
O Mundo Encantado é um novo parque temático, inaugurado no ano de 2003, e que mostra as raízes da colonização da Serra Gaúcha. São 4 ambientes em 500 m², totalmente cobertos, que retratam os costumes dos pioneiros italianos e alemães. Em um dos cenários, a velha Maria Fumaça que desbravou a região de 1921 até 1963 e seguia de Porto Alegre até Canela, passando por Gramado, circula a todo vapor no MUNDO ENCANTADO. São duas composições - uma de carga e outra de passageiros - em seu trajeto de 100 m, passando por túneis e sob pontes da pequena cidade, despertando a curiosidade dos visitantes. Tudo foi feito em miniaturas feitas de madeira, numa proporção 15 vezes menor que o original.
Gramado Zoo
O Empreendimento é classificado na Categoria A do IBAMA, atingindo excelência em preocupação ambiental. São 200.000 m² de área com mais de 1.000 animais, todos da fauna brasileira, sem jaulas. Todos os animais estão em viveiros adaptados, integrados diretamente com a natureza ou em ambientes que reproduzam a mesma. O local conta com mirantes para as montanhas e vales de Gramado e região. Os animais são acompanhados por uma equipe completa de biólogos, veterinários e educadores ambientais monitorando todo o zoo. O Gramado Zoo está preparado para receber portadores de deficiência física, com possibilidade de passeio em veículos elétricos para pessoas que não puderem realizar o trajeto a pé. Possui um programa de Educação Ambiental voltado para escolas e grupos e conta com um restaurante Temático GUABI. No passeio os visitantes podem adquirir produtos temáticos na loja do Gramado Zoo.
O Reino do Chocolate
O Reino do Chocolate, da empresa Caracol Chocolates, leva o visitante para uma viagem no tempo. Logo na entrada encontra-se uma máquina do tempo que conduzirá os visitantes até uma viagem que inicia com os rituais astecas de adoração do deus Quetzalcoatl, passando pela disseminação da cultura do cacau na Europa até chegar ao Brasil. O parque temático fica na Avenida das Hortênsias e tem 1,6 mil m² de área.
O local conta com um espaço de café temático, lan house e uma loja temática, que oferece souvenirs e produtos de beleza à base de chocolate. Possui também uma loja da Caracol, onde o visitante encontra produtos da marca.
Vinícola Ravanello
É a primeira vinícola de Gramado construída pelo amante e conhecedor de vinhos o empresário Normélio Ravanello. A vinícola produz vinhos finos cabernet savignon, merlot, chardonnay e espumantes. As uvas são cultivadas há mais de 5 anos em parreiras próprios com acompanhamento de enólogos experientes e dedicados. A proposta da vinícola é elaborar vinhos de qualidade internacional com produção pequena para atender a um consumidor exigente. O consumidor poderá visitar a vinícola, degustar e comprar os vinhos num ambiente acolhedor que nos leva à uma experiência única.
Cervejaria Rasen Bier
Uma cidade com tantas opções de passeios e de colonização alemã (em parte) não poderia ficar sem uma boa cervejaria. A Cervejaria Rasen veio para atender aos amantes da boa cerveja artesanal. São produzidas 3 tipos de cerveja: a Pilsen com baixa fermentação e médio teor alcoólico, passando pelo processo de pasteurização. A segunda é a Dunkel mais encorpada e escura. É uma cerveja marcante com aroma inconfundível. A terceira é na verdade um chopp engarrafado e semelhante à Pilsen. É vendida em garrafa diferenciada em estilo alemão. O turista poderá visitar a cervejaria em horários previamente agendados pelo telefone (54) 3286-6886.
Praça das Bandeiras
Situada na entrada de Gramado (via Taquara) presta uma homenagem aos estados brasileiros através de bandeiras hasteadas no local. É onde se encontra também uma réplica do "Kikito", o cobiçado troféu que representa o "Deus do Bom Humor", entregue aos destaques do Festival de Cinema de Gramado.
Agroturismo (Raízes Coloniais)
A Secretaria de Turismo de Gramado, em parceria com empresas da região, implantou quatro linhas de ônibus turístico para percorrer cada um dos roteiros de agroturismo do município. Além dos ônibus, as agências oferecem os passeios em vans.
Raízes Coloniais - percorre as localidades da Linha Bonita e Linha Nova, onde o turista visita uma casa construída pelos primeiros imigrantes há mais de cem anos, um museu caseiro com peças da imigração italiana, um moinho, uma fábrica artesanal de erva-mate e uma propriedade típica colonial, na qual o visitante é convidado a degustar vinhos, pães, queijos e salames caseiros.
Mergulho no Vale - uma das mais belas paisagens de Gramado é o Vale do Quilombo, que pode ser visto de um mirante próximo ao centro da cidade. No entanto, seu interior esconde cascatas e paisagens naturais mais belas ainda que podem ser conferidas em uma visita pelas propriedades locais. O contato com a natureza e os mistérios deste vale completam a aventura.
Encantos Coloniais - Através de uma estrada sinuosa e cheia de penhascos chega-se a lugares pouco explorados e com paisagens magníficas em meio a Linha Moreira e Serra Grande. Com sorte é possível avistar algum animal nativo passeando pelo campo. Este roteiro também inclui degustações e visitas a casas de colonos descendentes de imigrantes europeus.
O Quatrilho - Vales e riachos compõem o cenário das localidades de Campestre do Tigre e Tapera, onde viveram os protagonistas do romance O Quatrilho, de José Clemente Pozenato. Em uma propriedade de família alemã pode-se conhecer e saborear um típico café colonial alemão (Typisches Kaffee) preparado com cucas, geleias, pães e linguiças.
Show Raízes - Café Colonial Bela Vista
O Café Colonial Bela Vista é uma das casas mais tradicionais de Gramado, reconhecida pela qualidade dos produtos oferecidos, pelo ótimo atendimento e encantador ambiente. Em 2010 os proprietários resolveram construir uma nova sede com amplo espaço que reproduz um pouco da história da colonização portuguesa, alemã e italiana na região. Novas receitas foram "recuperadas" através de pesquisa e estudos e o resultado são itens diferenciados e de ótima qualidade, levando o cliente de volta à época da colonização através da culinária. Não bastasse essas delícias, os proprietários resolveram criar um show que também resgata os costumes dos colonos e encantam os visitantes. É um grande espetáculo que envolve os clientes, todos dançam e tudo se transforma numa confraternização. Vale a pena assistir a esse belo espetáculo comendo as delícias do café e tomando um vinho colonial oferecido pela casa.
Roteiro do Show: abertura com gaita e violão, abertura Gramado presente na História, apresentação, bloco Danças Portuguesas, bloco Danças Alemãs, bloco Danças Italianas, bloco Danças Gaúchas, interação com o público, despedida.
Noite Suíça – Romantismo na Serra Gaúcha
O fondue (queijo, carne e chocolate), prato típico da culinária suíça, é servido em vários restaurantes de Gramado, uma tradicional e farta sequência de queijo, carne na pedra com molhos e o de chocolate com frutas, transformando assim as noites frias da Serra Gaúcha em um delicioso e romântico jantar. Muitas vezes acompanhado de música ao vivo.
Cidades de Canela – Apresentação
A cidade do Turismo Aventura por natureza apresenta tudo o que nas férias de verão pode ser realizado por você. Belíssimas paisagens, muita água, clima excelente para as aventuras e noites de luar maravilhosas.
Junto às agências e operadoras de turismo da cidade você pode desfrutar das mais variadas aventuras de verão: rafting, rappel, tirolesas, trilhas, mountain bike, pêndulo, caminhadas, trenó alpino, teleférico além dos mais importantes parques de aventura da região.
O primeiro morador do território foi Joaquim da Silva Esteves, o qual obteve em 1860 do Governo Imperial o título de "Senhor do Campo de Canela". O nome da cidade provém de uma árvore, chamada de Canela, então localizada não longe do local onde está atualmente a praça central da cidade, a Praça João Corrêa, esta caneleira servia de ponto de encontro e pousada de tropeiros.
O Coronel João Corrêa Ferreira da Silva foi o desbravador do povoado, construiu uma estrada de ferro, iniciando a obra por volta de 1913 sendo esta concluída em 1925, ligando Canela a Taquara.
Em 1913 foi criada a "Companhia Florestal Riograndense", esta Companhia comprava pinheiros e terras nas redondezas do Caracol. Para exploração desses pinheiros foram instaladas cinco serrarias. Foi contratado por esta Companhia o Sr. Helmut Schmitt, prático em locação de estradas e instalações de serrarias, e por conta da Companhia Florestal, este mandou construir diversas estradas, desde a localidade do Caracol até o Banhado Grande, Esteinho, Ferradura, Tubiana, etc. Coronel João Correa.
Em 02 de março de 1926 Canela foi catalogada pela Lei Municipal nº 302 como sexto distrito de Taquara. O movimento emancipacionista tomou maior vulto a partir de 1942. Em 28 de dezembro de 1944, pela Lei Estadual nº 717, foi criado o município de Canela, tendo sido instalado a 01 de janeiro de 1945, sendo nomeado como primeiro prefeito o Sr. Nelson Schneider.
Canela é sempre uma aventura apaixonante!
PONTOS TURÍSTICOS E ATRATIVOS DE CANELA
Parque do Caracol (Cascata do Caracol)
O parque do Caracol possui como atração principal a Cascata do Caracol, formada pelo arroio de mesmo nome, que despenca em queda livre de 131 metros por rochas de formação basáltica, formando um conjunto paisagístico de rara beleza. Localizado a 7 quilômetros do centro de Canela, com moderna infraestrutura, o parque possui mirantes, restaurante, área de lazer, feira de artesanato e trilhas ecológicas autointerpretativas, trilha do arroio, ruínas do moinho, aqueduto, corredeiras, represa, Centro de Interpretação Ambiental do Lobo-guará, painéis ecológicos e um elevador panorâmico. Outra atração localizada dentro do parque é a escada de 927 degraus que conduz à base da cascata.
Parque da Ferradura
Localizado a 6 quilômetros do Parque do Caracol e a 13 quilômetros do centro de Canela, o parque leva este nome em virtude da curvatura que o rio Caí faz neste local. Possui um canyon de 420 metros de altura com vários mirantes oferecendo vistas deslumbrantes do rio Caí, de paredões de pedra e de algumas cachoeiras. Oferece trilhas de 10 minutos a 3 horas passando por cachoeiras até chegar ao rio Caí. Também oferece uma área com lancheria, playground, churrasqueiras e sanitários. Agências locais oferecem passeios com opções de escalada nos paredões.
Parque Laje de Pedra
Parque que fica em um condomínio nobre da cidade a aproximadamente 4 quilômetros do centro. Belo local não só pela natureza, como também pela arquitetura das residências com seus coloridos jardins. As ruas arborizadas conduzem o visitante até o mirante do Vale do Quilombo, uma das mais belas paisagens da região.
Parque das Corredeiras
Está localizado a 13 quilômetros do centro da cidade e o acesso se dá pelas estradas das antigas colônias do município de Canela. Ao longo da estrada você conhecerá a vida rural dos moradores da cidade. Junto ao Rio Paranhana, a grande atração deste parque é o "rafting" (descida em bote inflável pelas corredeiras do rio) que dura aproximadamente 2h. O parque dispõe de churrasqueiras e sanitários.
Teleférico (Parque Floresta Encantada)
Localizado a menos de 1 quilômetro do Parque do Caracol e a 8 quilômetros do centro de Canela, o parque tem como grande atrativo o passeio de teleférico. O percurso de mais de 800 m mostra uma visão exclusiva da Cascata do Caracol, aproximando o visitante de suas belas águas e também do Vale da Lageana. Além disso é possível caminhar por trilhas e ver alguns tipos de animais, tais como, pôneis, mini vacas, espécies de pombas e aves da região.
Morros Pelado, Dedão e Queimado
É uma das mais belas vistas da região. Do mirante para o Vale do Quilombo avista-se a antiga colônia do São João. Oferece um ângulo de visão de quase 270º e 150 km de horizonte, permitindo a visualização de pequenas colônias e da usina do Canastra. Altitude próxima dos 900 m, com um desnível de aproximadamente 700 m até o vale do rio Paranhana.
No horizonte avista-se a região dos Aparados da Serra. À noite podem-se avistar as luzes da Grande Porto Alegre. Não existe infraestrutura nos morros, porém o visual é belíssimo.
Floresta do Ibama
A Floresta Nacional do Ibama de Canela localiza-se a 6 quilômetros do centro da cidade, tendo como acesso uma estrada não pavimentada. A área da unidade é de 517 hectares, com grande parte coberta por floresta natural do tipo de mata de araucária. Oferece trilha ecológica autointerpretativa, CETAS (Centro de triagem de animais silvestres), Centro de Interpretação com um acervo para fins de educação ambiental e ecológica e área para recreação infantil.
Parque das Sequoias
O Parque das Sequoias está a 2,5 quilômetros do centro da cidade com acesso todo pavimentado. São mais de 150 espécies catalogadas e duas trilhas autointerpretativas. É possível agendar roteiros de turismo ecológico como caminhada e "canyoning" (cascading), que são descidas em cascatas com equipamentos de montanhismo. Também pode-se locar bicicletas para um passeio, por exemplo, até o Morro Pelado.
Fazenda Passo Alegre
Situada numa grande área de 60 hectares de mata nativa, a fazenda tem 11 quilômetros de trilhas por matas e campos, 2 quilômetros de trilhas à margem do Rio Santa Cruz, criação de cavalos, búfalos, ovelhas e peixes. Possui abundante flora e fauna silvestres com árvores centenárias. Distante 10 quilômetros por asfalto do centro de Canela e a 900 metros de altitude, oferece passeio a cavalo por trilhas dentro da fazenda com duração de 3 horas, acompanhado de gaúchos, com parada no rio Santa Cruz para lanche típico feito em fogo de chão com salsichão, pinhão na chapa e chimarrão. É possível, ainda, tomar banho no rio e pescar. Existem opções de cavalgadas mais longas (1 dia ou mais) e ao luar, em noites de lua cheia.
Parque do Sesi
A reserva ecológica do Parque do SESI, localizada a 2,5 quilômetros do centro de Canela, possui 17 hectares de área. O parque possui infraestrutura de lazer e serviços, como trilhas ecológicas, playground, ginásio de esportes, campo de futebol, pistas de minigolfe e bolão eletrônico.
Parque Fazenda da Serra
O Parque Fazenda da Serra está a 8 quilômetros do centro de Canela, 7 quilômetros pela RS 235 em direção a São Francisco de Paula. A Fazenda oferece uma grande área verde com lagos, quadras de esporte, piscinas e parque infantil. Pode-se andar a cavalo, em passeios de aproximadamente 30 minutos. Possui uma boa churrascaria e lancheria. Além disso, também oferece aos visitantes a possibilidade de conhecer a fabricação de queijos, bem como a criação de cavalos crioulos.
Alpen Park
O parque que é uma das principais atrações de Canela fica a 5 minutos do centro da cidade. Oferece atividades de aventura com segurança e é perfeito para contemplação da natureza. A entrada é gratuita, sendo cobrado separadamente as atividades escolhidas.
Opções de aventura e lazer no parque:
PASSEIO DE TRENÓ
Único em sua categoria no Brasil, os trenós percorrem 700m de descida e 300m de subida com várias curvas e declives sobre trilhos que passam por uma mata típica da região. A velocidade pode ser controlada pelo condutor.
ARVORISMO
Quase 100m de caminhada pelas copas das árvores a 18m de altura, em trechos com espaços para paradas.
CINEMA 4 D
Único na América Latina, as grandes diferenças do Cinema 4 D são a simulação de movimentos nas poltronas e efeitos sensoriais, permitindo a percepção do vento, respingos d’água e de contatos de objetos, por exemplo. Além disso, um sistema de som de última geração complementa a diversão.
MISTÉRIO DA MONGA
A atração foi construída num espaço de 250m² com um cenário irretocável que irá deixar a todos aterrorizados, envoltos por luzes, som e um terrível animal chamado Monga. O convidado terá a oportunidade de conferir de perto uma das maiores transformações de uma mulher em um gigantesco monstro e a tentativa de um cientista de evitar que isto ocorra.
TIROLESA
A descida por cabo aéreo, em um trajeto de 300m e 50m de altura, é uma das atividades mais procuradas no parque. Tem-se uma sensação de um voo, com belas paisagens.
ESCALADA
Muro de escaladas, com 8m de altura em diferentes níveis de dificuldades, é um desafio prazeroso e divertido.
PASSEIO DE QUADRICICLO
O passeio é guiado por um monitor num percurso de aproximadamente 40 minutos numa bela trilha com pontilhões e mirantes com vista inesquecível.
BUNGE TRAMPOLIM
Atração segura composta por cintos elásticos e cama de segurança que nos leva a ter a sensação de estar em queda livre.
O Alpen Park oferece ainda empresas que praticam rafting, passeios a cavalo, trekking, rappel, mountain bike, e off-road.
Catedral de Pedra
Cartão-postal de Canela, a Igreja Nossa Senhora de Lourdes possui uma torre de 65 metros de altura e um carrilhão de 12 sinos de bronze, fabricados pela fundição Giácomo Crespi, na Itália, e aqui instalados em 1972. Situada na praça Matriz, no centro da cidade, é mais conhecida como "Catedral de Pedra". Em seu interior destacam-se três painéis pintados pelo artista gaúcho Marciano Schmitz, retratando a Aparição de Nossa Senhora, a Alegoria dos Anjos e a Anunciação. Os quadros da Via-Sacra foram feitos por Pabloono Herrera, escultor e restaurador uruguaio de arte sacra. É o segundo ponto turístico mais fotografado da Região Sul do país. Sua beleza é grandiosa e imponente. Visitá-la é envolver-se pela mística de sua construção, de influência gótica inglesa, pela paz e pela ação. Aos domingos, às 10h 30min, acontece a Missa do Turista, que se destaca junto ao público local e visitante.
Caminho das Graças
Idealizado por Margarida Weber, o caminho das Graças conta com 52 mini capelas com o objetivo de dar graças a Deus pelas belezas naturais que Ele concedeu à comunidade local e para agraciar canelenses e visitantes que peregrinam com fé até o local. Na estrada que liga o parque do Caracol ao da Ferradura, dois dos principais pontos turísticos de Gramado e Canela, moradores e turistas podem dar graças a Deus pela oportunidade de visitar um local lindo e também por qualquer motivo que seja importante para cada um dos peregrinos. A cada ano cresce o número de turistas que vêm para a região com o intuito de visitar o local já considerado sagrado.
Ruínas do Cassino
No ano de 1939 foi iniciada a construção do primeiro cassino da região. Seria o Cassino Palace Hotel, porém, durante a gestão do Presidente da República Eurico Gaspar Dutra, o jogo no Brasil foi proibido e a construção do cassino suspensa em 1945. Hoje é a atração turística conhecida como Ruínas do Cassino, com dez mil metros quadrados. Além de ser uma atração pela sua história, com frequência é utilizada para eventos, tais como encenações da Semana Santa, festa das cores, entre outros.
Castelinho do Caracol
À 5 quilômetros do centro de Canela, na estrada que vai à Cascata do Caracol, encontra-se uma das primeiras residências da cidade, conhecida também como Castelinho. Foi construída entre 1913 e 1915 pela família Franzen, em madeira de pinheiro brasileiro - araucária - extraída no próprio local e tratada por imersão no Arroio do Caracol durante 6 meses. Tem como peculiaridade a não utilização de pregos na montagem das paredes, mas apenas encaixes e longos parafusos. Os cômodos da residência levam a uma verdadeira volta ao passado, formando um museu que abriga os móveis, louças, objetos, utensílios e ferramentas usadas pelos imigrantes, na colonização da região.
A culinária alemã está presente no famoso "apfelstrudel" que pode ser degustado no local.
Casa de Cultura
Antiga estação de trem de Canela concluída em 1924. A locomotiva tipo "Double Ender", da Bélgica, com bitola 1000, que se encontra neste local foi fabricada entre 1908 e 1910 e entrou em circulação na Rede Ferroviária em 1922. Hoje abriga a Casa do Artesão que possui locais para exposição dos produtos artesanais produzidos na cidade. Também abriga o restaurante e pizzaria Boccata e a Central de Informações de Canela.
Alambique Flor do Vale (Cachaçaria)
Uma das mais novas atrações de Canela, o Alambique Flor do Vale fica num vale cercado por riachos e bela vegetação, com trilhas para caminhada. Neste belo empreendimento é possível visitar todo o processo de fabricação da cachaça que é de ótima qualidade. Além disso, possui um restaurante com pratos preparados com ingredientes locais. Tem também um empório onde encontram-se as cachaças produzidas no alambique e outros produtos artesanais.
Mundo a Vapor
O impacto causado pela perfeita reconstituição do famoso acidente ferroviário acontecido em Paris, em 1985, quando uma locomotiva cruzou desgovernada e em alta velocidade a estação de Montparnasse, é apenas o início das surpresas que aguardam o visitante do Parque Temático Mundo a Vapor. Dentro do parque o visitante conhecerá uma fábrica de telhas e tijolos que cabem na ponta de um dedo, acompanhará o processo siderúrgico, com mini lingotes sendo fundidos e laminados na sua presença, verá como é uma moagem de pedras e um sistema de irrigação de lavouras. O visitante também terá contato com os costumes, as habitações, as ferramentas e maneiras de trabalho dos primeiros colonizadores da região.
Parque Estação Verde
O Parque conta com uma enorme e bela área verde com cachoeiras, trilhas, passeios a cavalo, mini bichos, turismo de aventura. Na sede do parque Estação Verde tem um restaurante e um lago com pedalinhos. Tem amplo estacionamento e fica próximo ao Alpen Park.
Território dos Horrores (Play House Florybal)
Para quem gosta de fortes emoções, o Território dos Horrores é uma boa opção de diversão. O visitante entra num ambiente escuro, cercado de surpresas e com fortes emoções. Alguns personagens são assustadores. Outra opção neste espaço é a pista de patinação para divertir a garotada que curte patins e, para quem quiser comer e tomar chocolate, opções não faltam. Este espaço é um atrativo oferecido pelo Parque Terra Mágica Florybal.
Show Típico Gaúcho
Na Churrascaria Garfo e Bombacha você apreciará o tradicional churrasco gaúcho. Recepção com chimarrão e aperitivos da casa e, após o jantar, show de dança com um dos melhores grupos folclóricos do Estado e fandango.
Casa de Pedra
Localizada no centro de Canela, a Casa de Pedra foi construída em 1953 pela Associação Rural de Canela. Na época foi construída com revestimento interno de madeira e externo de pedras basálticas possuindo uma área de 700 m². Hoje funciona no local o Teatro Casa de Pedra com capacidade para aproximadamente 200 pessoas. Está também adaptado um cinema, o Cine Casa de Pedra com sessões nas quartas-feiras, quintas-feiras, sábados e domingos.
Cervejaria do Farol (Mirante do Farol)
A cervejaria instalada em Canela fabrica cerveja artesanal. O local possui "biergarten", equipamento de áudio e vídeo, estacionamento próprio, piso aquecido no inverno e pode ser locado para aniversários, formaturas e reuniões. A cervejaria funciona de terça a domingo, a partir das 11h. À noite, a partir das 19h, o local oferece restaurante com culinária alemã e petiscos para acompanhar a cerveja. De sexta a domingo serve almoço.
Vinícola Jolimont
A vitivinícola Jolimont foi fundada em Canela no ano de 1948 por três técnicos franceses. A região escolhida foi batizada como Vale do Jolimont. Hoje, os vinhos finos Jolimont estão aprimorando cada vez mais sua qualidade, procurando difundir seus vinhos e dando oportunidade para que novos apreciadores da bebida os conheçam. É possível fazer visitas guiadas na vinícola.
Parque da Cachoeira
O parque abrange florestas nativas, campos, vales, rios, plantas e animais silvestres e vista panorâmica. Oferece estrutura para prática de esportes radicais tais como: tirolesa e pêndulo; além de atividades como piqueniques, trilhas ecológicas, caiaques, pedalinhos, acampamentos, pescarias, cabos aéreos, banhos de cachoeira, toboágua e piscinas naturais. Localiza-se a 18 km do centro de Canela na RS 476 (via São Francisco) km 10, junto a histórica ponte de ferro de 1935.
Ecoturismo e Turismo de Aventura
Cascatas, rios, canyons e montanhas servem de cenário e abrigo à fauna e flora variadíssimas. Se você tem a intenção de ver este rico ecossistema em seu ciclo natural, poderá fazê-lo orientado por guias especializados através de trilhas praticando trekking, cicloturismo, cavalgadas por estradas secundárias e bosques da região. Se o seu desejo de integração com o meio ambiente for a ponto de ver os pássaros e seus ninhos nas rochas, escalando-as e usufruir da força dos rios e cachoeiras em busca de emoções mais fortes, você terá a infraestrutura e orientação profissional para praticar montanhismo, "canyoning" e "rafting". Descer cachoeiras em cordas e percorrer as corredeiras em botes infláveis são aventuras inesquecíveis.
Trekking - Com equipes de guias experientes, você percorre os mais belos locais para a prática da caminhada esportiva, o "trekking", tendo um real contato com a natureza quase intocada.
Rafting - Em um rio perfeito para iniciantes e veteranos, a aventura começa na barragem das Laranjeiras e se estende por 4 quilômetros até o Parque das Laranjeiras. No meio do percurso, o visitante poderá cair na água, aproveitando um toboágua natural para um banho. Existem outros locais na região com percursos mais radicais para quem gosta de aventuras muito emocionantes.
Rapel - O Rapel é a técnica de descida a partir de pontos elevados.
Aproveitando o relevo de nossa região, você poderá desfrutar desta atividade como um verdadeiro alpinista.
Cavalgada - Relaxe das tensões do dia a dia fazendo uma cavalgada junto ao rio e às montanhas. Aproveite a paisagem e o fascinante contato com a natureza local. O ambiente ao ar livre e a energia da atividade propiciam um clima de integração e amizade entre os participantes neste cenário típico de uma fazenda gaúcha.
Pêndulo e Tirolesa - No parque da cachoeira, em uma ponte a 12 metros da água, você vai se sentir em um balanço gigante (pêndulo). Segurança e adrenalina são os temperos desta aventura. Se preferir, poderá atravessar o rio a 75 metros de altura preso numa corda (tirolesa).
Onde Estamos
Rod. RS 115 Km 38, 38700 | Três Pinheiros | Gramado | Rio Grande do Sul
CEP: 95.670-000
Contato
WhatsApp: 55 (054) 99116-6282.
E-mail: reservas@skypalacehotel.com.br
Redes Sociais